COMEMORAÇÕES 25 de ABRIL
25 de Abril de 2018
Comemorações

As Cerimónias tiveram inicio na Sede da Junta de Freguesia de Vila Verde dos Francos, local onde se procedeu à tradicional Cerimónia do Hastear da Bandeira, com a presença do Executivo e Cidadãos, altura em que a Banda da Associação Musical de Cabanas de Torres interpretou o Hino Nacional, seguindo-se de uma Cerimónia de Homenagem ao Presidente Cessante 2009-2017 Sr. Mário Rui Matos Isidoro, e seu Executivo Sr. Serafim Mascarenhas Serrano e Mónica Sofia Silva Matos Lopes com entregue de uma placa de reconhecimento e agradecimento e com descerrar de moldura (retrato) do Sr. Mário Rui que permanecerá afixada na Sala Joaquim Apolinário Félix de Oliveira na Junta de Freguesia de Vila Verde dos Francos.

As cerimónias continuaram com o tradicional Almoço Convívio realizado nas Instalações da Associação Desportiva Recreativa e Cultural de Vila Verde dos Francos, contando com número aproximado de 400 Cidadãos Residentes, Recenseados, Naturais da Freguesia e Convidados, confraternizando em ambiente de festa sendo este um dos momentos altos das Comemorações.

Após o Almoço Convívio, seguiu-se o desfile do Rancho Folclore do Carregado até ao local da atuação, onde eram aguardados por numerosa assistência, eles entusiasmaram o público ao apresentarem condignamente em palco as tradições folclóricas e etnográficas da Região, merecendo, por isso, os fortes aplausos que lhes foram tributados em cada dança. Foi visível a forma como as gentes da Freguesia vive o Folclore, trazendo á memória Recordações das inúmeras atuações do Rancho Folclore Grupo de Amigos de Vila Verde dos Francos, que apesar de se encontrar sem atividade, sempre conseguiu fazer valer o bairrismo e a vocação das suas gentes para o folclore, apreciado como Património Cultural da Freguesia.

Numa das Salas da Associação estiveram em Exposição Fotográfica “18 anos, 18 flores” no âmbito das Comemorações dos 18 anos da Paisagem Protegida da Serra do Montejunto, pretendendo realçar não só flores conhecidas como outras que podem passar despercebidas a um olhar menos atento.

As Comemorações terminaram, com a apresentação de um lindíssimo e saboroso bolo, cujas fatias foram cortadas pela Presidente Srª. Filipa Martinho e Vereadora Srª Dora Pereira e distribuídas pelos inúmeros convidados.

No decorrer das Comemorações a Presidente de Junta de Freguesia Srª Filipa Martinho tomou da palavra agradecendo aos inúmeros cidadãos que se fizeram representar no Almoço Comemorativo sucedido no Pavilhão da Associação Desportiva Recreativa e Cultural de Vila Verde dos Francos, construindo uma verdadeira moldura humana, frisando a importância da UNIÃO, só com essa união é possível construir um melhor futuro para a Nossa Freguesia, sendo esta uma Comemoração da Liberdade, no presente ano o atual Executivo alargou as inscrições não só a Residentes e Recenseados para também a todos os Naturais da Freguesia, dando oportunidade de participar e confraternizar entre amigos, família e vizinhos.

... Passaram exatamente 44 anos das primeiras eleições democráticas para eleger os eleitos locais, este foi o maior símbolo da democracia saída de abril, pois foram estas eleições que permitiram o aproximar o cidadão do eleitor do eleito….

"Com esse princípio de que procuramos trabalhar respeitar as ideias e dando igualmente oportunidade aos cidadãos em dar sugestões ou participar em decisões para Nossa Freguesia, relembrando que o progresso é totalmente favorável com a existência da União entre todos sempre baseada na Humildade, Credibilidade e Transparência).

Para relembrar a 5ª Festa da Liberdade foi ofertado a todos os Presentes uma simbólica lembrança, e entregue ao Sr. Presidente da Associação Desportiva Recreativa e Cultural de Vila Verde dos Francos uma placa representativa de agradecimento pela cedência do espaço e de reconhecimento pelas benéficas instalações possibilitando abranger 400 convidados;

Palavra de agradecimento com entrega de lembrança ao Presidente e/ou Representante do Rancho Folclore do Carregado;

Palavra de agradecimento com entrega de lembrança ao Representante do Restaurante O Regional;

Palavra de agradecimento ao Representante da Associação Musical de Cabanas de Torres;

Palavra de agradecimento a todos os Parceiros e Colaboradores;

Palavra de agradecimento as Associações/Coletividades da Freguesia pela cedência de loiças, bancos e mesas;

Palavra de agradecimento aos funcionários da Autarquia pelo total empenho e dedicação; Palavra de agradecimento Srª Vereadora Dora Pereira e Srº Vereador Paulo Franco pela presença nas Comemorações, assim como ao Sr. Presidente da Camara Municipal de Alenquer Prof. Pedro Folgado e Vereadores pela cooperação perante esta Freguesia colaborando e com os interesses da Freguesia.

Visitas: 1.495.087